O novo Departamento da Polícia Civil e o Batalhão Ronda Maria da Penha da PM ampliaram a rede de proteção.
Fotos: Alberto Maraux
As ações preventivas, investigativas e de garantia das medidas protetivas promovidas pelas Forças Estaduais da Segurança Pública resultaram na redução de 7,8% dos feminicídios em 2024 na Bahia, na comparação com o ano de 2023.
Foram registradas 106 ocorrências em 2024, contra 115 no ano de 2023. Em números absolutos a diminuição foi de nove casos.
No âmbito da Polícia Civil, o Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) desempenhou um importante papel na proteção das mulheres e captura dos agressores.
A diretora do DPMCV, delegada Patrícia Barreto Oliveira, ressaltou a importância da estrutura dedicada ao acolhimento das mulheres em situação de vulnerabilidade.
"Promovemos ações preventivas, fortalecemos redes de apoio e encorajamos as vítimas a romperem ciclos de violência", destacou a delegada. Acrescentou ainda que cada vida preservada reforça o compromisso em construir uma sociedade mais segura para todas as mulheres.
Polícia Militar
O Batalhão de Policiamento de Proteção à Mulher (BPPM), por sua vez, atuou na fiscalização das medidas protetivas e também com campanhas de conscientização.
“Reforçamos os projetos de prevenção ‘Fala Sério’, ‘Homens em Diálogo’ e ‘Guardiões de Maria’”, destacou a comandante da BPPM, tenente-coronel Roseli de Santana.
コメント