Foto: Alberto Coutinho/GOVBA
Alertar, informar e disseminar a mensagem de que, quando diagnosticado e tratado precocemente, o câncer tem cura. Com este objetivo, a próxima terça-feira (4) marca o Dia Mundial do Câncer, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC).
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer é um termo que engloba mais de 100 tipos diferentes de doenças malignas, caracterizadas pelo crescimento desordenado de células que podem invadir tecidos e órgãos próximos ou distantes no corpo. Cada tipo de câncer exige tratamento e condutas médicas específicas.
No Hospital da Mulher, em Salvador, mulheres de todos os municípios da Bahia encontram diagnóstico e tratamento integral para cânceres mamários, ginecológicos e gastrointestinais. “Temos um serviço que tem como prioridade o acolhimento humanizado e atendimento multidisciplinar, com a oferta de especialistas altamente qualificados”, destaca o coordenador médico do Serviço de Oncologia Clínica (Tratamento com Amor), Marcos Lyra.
Desde 2018, foram realizados 87.447 tratamentos oncológicos no hospital. Das pacientes atendidas, 70% vêm do interior da Bahia, enquanto 30% são da capital. A maioria dos tratamentos quimioterápicos é voltada ao câncer de mama (70%), seguido por 20 a 25% para cânceres ginecológicos e 5% para cânceres gastrointestinais.
A paciente Idalice Pereira descobriu o câncer de mama por meio de uma mamografia. Ela conta que, ao receber o diagnóstico, ficou impactada, mas que percebeu a possibilidade da cura com a detecção precoce e o tratamento adequado. “Fui encaminhada para o Hospital da Mulher e fui muito bem acolhida. Fiz a cirurgia, depois as quimioterapias e, terminando a quimioterapia, eu vi que o desenrolar do tratamento foi muito bom e comecei a me alegrar. Aconselho a todas as mulheres que foram diagnosticadas que não desanimem. O câncer tem cura. Minhas lágrimas se transformaram em alegria”, compartilhou.
De acordo com o oncologista Dyego Nunes, o estilo de vida contribui para a prevenção do câncer. “Uma alimentação saudável, com baixo teor de gorduras saturadas, além de fazer atividade física e não fumar são formas de prevenção. Também é indicado o uso de vacinas como a contra o Papilomavírus Humano HPV e a Hepatite B”.
Casa de Apoio
Pacientes do interior da Bahia que realizam tratamento quimioterápico têm à disposição a Casa de Apoio à Mulher, localizada no Monte Serrat, próximo ao hospital. O espaço oferece 45 dormitórios, refeitório, banheiros adaptados, cozinha experimental, salão de atividades e área de convivência.
Durante a estadia, as pacientes participam de oficinas, terapias ocupacionais e atividades de humanização que proporcionam conforto e suporte emocional. “Agradeço a Deus por existir essa Casa. Deus colocou pessoas maravilhosas no meu caminho. Pensei em desistir, pois o tratamento não é fácil, mas cheguei até o fim. Agradeço a cada um de vocês pelo apoio e pelas forças. Hoje estou indo embora e deixo um beijo no coração de todos”, concluiu a paciente Verônica Coelho, emocionada.
Fonte: Ascom/Hospital da Mulher
Yorumlar